ADRENO+

SUPRARRENAIS E TUMORES ADRENOCORTICAIS

Estadiamento

O estadio de um tumor é um sistema médico de classificação dos tumores consoante a extensão e disseminação do mesmo pelo organismo. Segundo o sistema europeu ENSAT (European Network for the Study of Adrenal Tumors), os tumores adrenocorticais são divididos em 4 estadios:

Estadio 1:

É um estadio precoce. O tumor mede até 5 centímetros e está confinado à glândula supra-renal, ou seja as células tumorais foram encontradas apenas na glândula suprarrenal.

Estadio 2:

É também um estadio precoce mas o tumor é maior,  mede mais do que 5 centímetros. À semelhança do estadio 1, as células tumorais foram encontradas apenas na glândula suprarrenal.

Estadio 3:

O tumor estendeu-se para a gordura que se encontra a rodear a glândula supra-renal ou para os gânglios linfáticos próximos ou ainda para os órgãos que se localizam próximo da glândula suprarrenal. Neste caso, as células tumorais foram encontradas não só na glândula suprarrenal e por isso as opções de tratamento terão isso em conta.

 

Figuras modificadas a partir do original de Servier Medical Art by Servier, com licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License: https://smart.servier.com/

 

Estadio 4:

No estadio 4, o tumor estendeu-se para os gânglios linfáticos e/ou órgãos que se localizam mais distantes da glândula suprarrenal. Neste caso, as células tumorais foram encontradas não só na glândula suprarrenal e por isso as opções de tratamento terão isso em conta.